Construção de marca e como trabalhar a imagem institucional da empresa
Veja 5 dicas que podem ajudar a transformar a identidade da sua marca
Quem gerencia uma empresa deve estar ciente de que a reputação dela é capaz de definir a sua permanência, ou não, no mercado. Tendo isso em mente, trabalhar a imagem institucional deve estar entre as prioridades da companhia. Porém, manter uma imagem forte não é um privilégio apenas das grandes empresas. Independentemente do tamanho e do ramo, todos os negócios podem e devem trabalhar em busca da excelência quando o objetivo é ser reconhecido no mercado.
Algumas estratégias podem ajudar bastante neste processo, que exige um planejamento estratégico e um trabalho muito bem estruturado. Veja algumas dicas de estratégias que separamos para ajudar você e a sua empresa:
1) Qualidade
A qualidade dos serviços prestados ou produtos vendidos é essencial para construir a imagem de uma empresa. No entanto, isso já não é mais o suficiente. Atualmente, os clientes buscam experiência de compra, por isso, criar valor para o cliente ajuda a criar uma relação duradoura, podendo, inclusive, transformar os compradores em embaixadores da marca. Isso certamente vai tornar a sua empresa uma referência de mercado.
2) Comunicação
Boa parte da imagem institucional é criada a partir da comunicação com o público, a qual deve ser bem estruturada e estrategicamente planejada. Todas as empresas, seja qual for seu tamanho, precisam pensar em como suas marcas serão divulgadas, seja em propagandas tradicionais, em anúncios na internet e, claro, no diálogo direto com os colaboradores. A identidade e os valores do seu negócio devem ser passados de maneira clara e consistente para que o público perceba e entenda o valor da marca e se identifique com ela.
3) Envolva seu público
Para melhorar a imagem institucional da sua companhia, é preciso investir em pesquisas e testes para entender como o público a vê. Descobrir quais os sentimentos dos clientes em relação à empresa e à concorrência também é importante, pois, quando uma marca conhece o seu público, ela pode criar estratégias de comunicação e de relacionamento direcionadas e, consequentemente, mais assertivas. Ou seja, escute o que seus clientes têm a dizer.
4) Relacionamento com a comunidade
Ser uma empresa responsável no que se refere ao social e ao meio ambiente já não é mais um diferencial. Hoje, os consumidores buscam estes valores nas marcas e isso pode definir sua permanência no mercado. Isso porque muitos clientes se preocupam com o impacto das suas compras e chegam a cortar relações com marcas que não mostrem interesse em contribuir para a sociedade.
5) Valorize o marketing digital
O mundo digital e as mídias sociais ajudam a otimizar todos os itens mencionados acima, ou seja, o marketing digital é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação, divulgação e relacionamento do seu negócio. Contudo, não basta apenas estar na internet, é preciso marcar presença e conquistar uma boa reputação no ambiente virtual.
Para melhorar a imagem institucional a partir do marketing digital e todas estas dicas, vale a pena procurar profissionais e agências que entendam do assunto. Com isso, será possível construir uma estratégia de comunicação e marketing consistente, que reflita tudo o que a sua empresa almeja para o fortalecimento da imagem institucional.
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