A importância do Media Training na era digital

Entenda o processo de treinamento para aperfeiçoar o relacionamento com a imprensa

Não é nada fácil se relacionar com a imprensa e a dificuldade cresce quando isso é feito por pessoas que não têm experiência com a mídia, pois qualquer deslize pode ser crucial para a imagem da marca. Para evitar que aconteçam mal entendidos entre a marca e a imprensa, há o processo de Media Training, isto é, um treinamento para aperfeiçoar o relacionamento com jornalistas de redação.

O método surgiu com a proposta de preparar os responsáveis por representar a comunicação oficial das organizações para falar com profissionais de imprensa em entrevistas, eventos e encontros pessoais. E para evitar margem de interpretações por parte da mídia, o Media Training vem para ajudar esses porta-vozes a se pronunciarem com precisão a partir de conhecimentos técnicos.

No entanto, com a era digital, treinar o porta-voz somente para falar com a imprensa e enfrentar a câmera e o microfone dos veículos ficou no passado. Isso porque as redes sociais colocam todas as pessoas na linha de frente, e, por isso, o processo de Media Training precisou ser reinventado. Com o advento da internet e das mídias sociais, os setores de Comunicação das empresas não conseguem mais filtrar quem se manifesta pela empresa e em que momento, pois todos estão expostos, em tempo real. Com isso em vista, atualmente a organização de uma maneira geral precisa ter uma ampla conscientização sobre o poder das redes sociais.

A exposição proporcionada pelas redes sociais misturou o privado e o profissional de tal maneira tornando muito difícil detectar a linha que separa o CPF do CNPJ, e todos que atuam na empresa são potenciais porta-vozes e fontes de informação. Além disso, hoje fica fácil buscar manifestações públicas em publicações, comentários, fotos e vídeos, que estão disponíveis na web.

Por isso, o Media Training se tornou uma ferramenta ainda mais poderosa na preparação de lideranças. Esse treinamento, agora, deve focar na preparação do porta-voz para qualquer situação de exposição pública ou privada, que vai desde a reunião de pais da escola à assembleia de acionistas, do casamento do irmão à reunião de associação de classe, pois todas as situações podem virar oportunidades para transmissão das mensagens da empresa.

Atualmente, cada contato com o público é uma oportunidade de construir – ou destruir – a reputação da marca. É importante ter em mente que nos tempos atuais, tudo está disponível no Google e o print screen até virou prova em processos judiciais. Por isso, cabe aos profissionais de Comunicação dar suporte às marcas para fazer o bom uso da imagem, dos dados e das palavras em todas as esferas, desde grandes emissoras de TV até 140 caracteres no Twitter ou um post no Instagram.

O serviço de Media Training oferecido pela Duda Streb Comunicação já está preparado para esta nova era digital. Buscamos aprimorar as habilidades da equipe para comunicação nas redes sociais e para mídias tradicionais. Além disso, orientamos e damos dicas sobre geração de conteúdo em vídeo para Instagram, Facebook, Youtube e Podcast.

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