Trabalho remoto: equilíbrio entre espaço profissional e pessoal

Com a chegada da pandemia em 2020 muitas empresas viram suas rotinas mudar com a adoção do modelo home office. O avanço da vacinação fez com que, aos poucos, esse modelo fosse dando lugar ao híbrido (metade presencial e metade home office). Agora já existem diversas empresas que estão retornando ao trabalho no escritório físico de forma integral. 

De início, o assunto gerou debates controversos, fazendo com que se perguntasse se é possível estar efetivamente concentrado trabalhando na mesa da sala de casa como no escritório. 

Algumas das grandes organizações como o Twitter, por exemplo, decidiram manter seus funcionários permanentemente trabalhando em casa e outras até mesmo desativaram seus locais de trabalho presencial, como a HSBC Holdings. A justificativa é que a produtividade entre os funcionários não diminuiu e, inclusive, até mesmo aumentou.

Um estudo realizado nos Estados Unidos comprova que a aplicação de novas tecnologias pode oferecer até 5% de ganhos econômicos e o agente causador disso é sobretudo a diminuição do tempo de locomoção entre residência e escritório. 

Contudo, nem todos veem no fator produtividade apenas características vantajosas. David Solomon, diretor do grupo financeiro multinacional Goldman Sachs Group, argumenta que é fundamental a presença física dos novos funcionários para que consigam incorporar a cultura de Wall Street.

Através de uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, em parceria com outras duas instituições, foi possível observar que quem permanece em trabalho home office apontou receios como perda do convívio social, elevação da carga de trabalho e prejuízo no comportamento devido a ausência de convívio. Isto é, existe uma apreensão em como manter o equilíbrio entre a atividade profissional e a vida pessoal trabalhando de casa. 

É possível observar que a produtividade e o bem-estar precisam estar lado a lado do trabalho, tanto para o crescimento constante das empresas, quanto para a continuidade do crescimento interpessoal de quem trabalha para que esse progresso aconteça.