Como montar um plano de mídia para as redes sociais da sua empresa?

As marcas possuem hoje uma grande diversidade de plataformas e recursos para se comunicarem com seu público, o que é muito positivo, porém, igualmente desafiador. Entre tantas soluções presentes é necessário analisar de forma redobrada os canais, períodos e meios para alcançar corretamente o seu consumidor. 

É nesse momento que o plano de mídia entra em cena. Através dele, são formados os processos que irão definir os formatos, os canais e a programação onde o conteúdo de mídia será divulgado. Com um bom plano é possível atingir resultados altamente promissores de engajamento e retorno sobre o investimento (ROI) da empresa. 

Dessa forma, o tempo e investimento geradoS para a veiculação da sua campanha serão usados de forma inteligente, já que a equipe responsável por essa ação irá focar seus esforços nos elementos que são de fato relevantes para a campanha. 

Listamos para você as principais informações necessárias para a construção de um plano de mídia estratégico para as redes sociais da sua empresa. 

1. Defina um objetivo

Qual o objetivo dessa campanha? Existem diversas metas que você pode querer alcançar: reconhecimento, engajamento, alcance, tráfego, geração de leads. Para definir esse objetivo, tenha esse aspecto claro para entender como a campanha pode realmente ser útil para a sua marca chegar na finalidade que você determinou. 

2. Determine os KPI’s

Através dos Indicadores-Chave de Performance (KPI ‘s) é possível acompanhar como está o andamento da execução do plano traçado, se está atendendo às expectativas do público ou, até mesmo, as superando. Com os KPI ‘s você acompanha se o objetivo definido anteriormente está sendo atingido.

3. Estabeleça um orçamento

Definir o orçamento é um passo importante para efetivar o seu plano de mídia. Cada plataforma tem sua própria forma de investimento, portanto, analise as redes sociais utilizadas em conjunto com a dimensão da campanha, a fim de chegar no valor ideal para o alcance da sua meta.

4. Pesquise o mercado

As maiores vantagens da pesquisa é poder ver onde a concorrência falhou para não cair no mesmo problema, em conjunto com a segurança de saber em quais canais sua campanha tem a propensão maior de se destacar. 

5. Selecione as redes sociais

Com as definições das etapas anteriores fica mais claro como determinar em quais redes você deve investir. Aposte onde o seu público está mais presente, seguindo também outras condições como os conteúdos aplicados nessas redes e as datas e horários onde há mais acessos.  

6. Crie um calendário de inserção 

Criar um calendário de marketing auxilia na organização estratégica do seu cronograma fazendo com que haja maior eficácia na hora de acompanhar o progresso da campanha. Por meio desse calendário você visualiza, por exemplo, informações de abrangência e distribuição. 

7. Saiba quem é seu público 

Conheça seu público de maneira que seja possível compreender precisamente com quem você fala. Fatores como idade, gênero, profissão, localização, hábitos e situação financeira, ajudam na formação desse perfil. Só assim você consegue saber como, quando e onde aparecer. 

8. Analise os resultados 

Para terminar, não deixe de acompanhar os resultados da sua campanha. A importância desse passo final é indispensável para que seja possível aprimorar e potencializar seu plano de mídia até que ele chegue no seu ideal.

Se precisar de ajuda para construir o seu plano, a Duda Streb Comunicação conta com uma equipe especializada para fazer toda a diferença no seu negócio, fale com a gente!