Mercado financeiro e a importância da presença da mulher no cenário econômico

O mercado financeiro, que já foi majoritariamente dominado pelos homens, hoje percebe mudanças com o aumento da presença feminina no setor. Mesmo passando por um caminho longo de preconceitos e objeções, as mulheres têm ganhado espaço mostrando o seu valor e a enorme diferença que o seu protagonismo pode gerar nesse mercado.

Cálculos realizados pelo Instituto McKinsey mostraram que através de uma inserção maior das mulheres no mercado de trabalho e, principalmente, em cargos diretivos é possível, até 2025, instaurar no PIB global um total de até US$12 trilhões. A valorização do papel da mulher na sociedade e na economia impacta de forma benéfica a elas como indivíduos e a toda a sociedade.

As mulheres ainda passam por diversos estigmas devido a prematuridade com que obtiveram direitos a terem um vida financeira individual. Apenas com a Constituição de 1967, a igualdade jurídica entre homens e mulheres começou a dar seus primeiros passos. Antes disso, para possuir uma conta bancária individual, por exemplo, era necessário que a mulher tivesse a autorização do marido.

São em fatos como esse que se firmam os preconceitos de que temas como economia, finanças e investimentos, não são da alçada das mulheres pelo pouco tempo de experiência ativa que elas têm nesses assuntos.

Como impulsionar mais mulheres a ingressar no mercado financeiro?

Governos e empresas precisam trabalhar juntos desenvolvendo ações como o aumento nas ofertas de vagas e incentivos. Como cotas de participação para que elas ocupem espaços em cargos de tomada de decisões, desde a assessoria de investimentos até a gestão e liderança.  Outro passo também é estabelecer uma proporção igualitária de gênero nas estruturas internas das empresas e organizações.

Todas essas são ações possíveis de serem feitas e que auxiliam mais mulheres a determinarem-se a entrar nesse nicho.

Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, todavia, reduzir a falha na igualdade entre os gêneros é algo imprescindível, assim como, acessível de ser praticado. Os resultados dessa tomada de atitude irão afetar não só as mulheres, mas também o desenvolvimento da economia e, por consequência, da sociedade como um todo.