Influenciadores: entenda a nova prática utilizada pelas marcas

Os influenciadores digitais ganham cada vez mais importância entre as estratégias de marketing. Isso porque, segundo um estudo realizado pelo QualiBest, eles já são grande parte da opinião do público na hora de tomar uma decisão ao adquirir um produto ou serviço, ficando atrás somente da indicação de amigos.

Com um grande número de seguidores e um público fiel, os influencers, como também são chamados, contam com um forte poder de persuasão que torna o marketing de influência ainda mais atrativo. O influenciador é o responsável por construir uma ponte entre o público com o qual se relaciona e a marca que promove.

Se você pretende começar a apostar neste método, é necessário antes de tudo escolher bem a pessoa que irá comunicar sobre a sua empresa, por isso existem alguns pontos que precisam ser analisados antes de definir o influenciador, por exemplo:

●      Afinidade com a marca: a fim de passar mais espontaneidade e honestidade na sua fala, é importante que quem produza o conteúdo seja simpático ao que você faz ou oferece. Dessa forma, o público entende a mensagem como verdadeira, gerando engajamento e fidelização com resultados reais.

●      Plataforma de atuação: é preciso analisar onde o seu público está mais presente para saber em qual plataforma o influenciador precisa estar. Essa compreensão é fundamental, já que o perfil de cada rede atinge diferentes pessoas com diferentes propensões de compra.

●      Formas de colaboração: a parceria entre a sua empresa e o influencer pode acontecer na forma paga, na troca de serviços ou também criando os conteúdos em conjunto com a sua equipe de marketing, por exemplo. Combinem como serão os tipos de publicações, se haverá unboxing (registro da chegada de produtos) e outros recursos que são usados nesse formato marketing.

É possível elevar a percepção da sua marca aos olhos do público contando com vozes que transmitem reconhecimento e admiração. Analise as propostas que o marketing de influência sugere e veja se está na hora de aplicar essa ideia nos planos da sua empresa.