Como ter bons resultados nas ações de marketing comemorativo

Durante o ano temos diversas datas especiais onde com uma campanha de marketing eficiente podemos elevar as vendas e atrair mais clientes. Feriados e outras datas sazonais importantes são o momento certo de apostar em ações engajadoras aproveitando recursos que podem promover ainda mais relevância no valor da sua empresa.

Cada data possui sua singularidade e, portanto, uma forma diferente de fazer uma ação de marketing que funcione bem. Porém, antes de planejar executar ações para cada data comemorativa do calendário, é necessário fazer uma análise das quais mais se encaixam com a proposta do seu negócio, assim você evita gastos desnecessários que não trarão de volta um retorno lucrativo nem fomentador de público.

Trouxemos algumas das principais datas e junto com elas o que pode ser executado de ações para você aproveitar a oportunidade do marketing comemorativo ao máximo.

Natal
Provavelmente a data mais aguardada do ano pelo comércio, é a celebração que reúne família, amigos e colegas de trabalho. É quando ocorrem também momentos de reflexão com a chegada do final de ano fazendo emergir sentimentos como empatia e compaixão. Dessa forma, aplique em sua campanha estratégias que emitam sentimentos de carinho e compreensão pelos afetos pessoais e ao próximo em geral.

Com a intensa troca de presentes que há nessa época, a movimentação das lojas é redobrada, o que torna interessante da mesma forma investir em decorações temáticas de forma que atraia o olhar do cliente e o faça sentir-se no ritmo e na atmosfera do natal.

Black Friday
É a data perfeita para conquistar novos clientes e fidelizar os que já conhecem a sua marca através dos descontos oferecidos especialmente nessa época, lembrando que muitas pessoas aproveitam essa data para garantir, inclusive, presentes de natal com valores menores do que os ofertados na data.

Uma pesquisa feita pela Le Fil, mostrou que 59% das pessoas tendem a querer conhecer novas lojas neste período, por isso caprichar nos descontos, frete grátis e cashback pode reter quem é cliente e atrair novos.

Dia das Crianças
O feriado é dedicado às crianças, mas quem compra os presentes são os adultos, ou seja, invista em ações que foquem tanto nos pequenos quanto nos responsáveis. Faça com que sua campanha atraia a atenção de ambos os públicos explorando o tema da família, da diversão, das brincadeiras e aproveite para ser criativo pensando em como funciona a imaginação de uma criança.

Dia das Mães
Homenagear as mães inclui homenagear também as avós, esposas, sogras e qualquer outra figura que represente o amor materno, desse modo, toque em pontos que emocionem essas figuras. Invista em emocionar também quem é grato e valoriza as atitudes que essas mães tiveram por eles durante a vida.
Não esqueça da diversidade de maneira que sua campanha inclua todas as formas de maternidade.

Páscoa
É importante estar atento a quando ocorre esta data já que ela não é a mesma todos os anos, assim você evita surpresas na hora de colocar em prática o que foi programado. Por se tratar de um feriado prolongado muitas pessoas aproveitam para viajar, então fragmentar anúncios para os locais de viagem do seu público é uma boa opção.

Foque também no público familiar que na maioria das vezes passa essa comemoração em casa para poder presentear os filhos com doces e surpresas.

Existem muitas datas durante o ano que podem ser utilizadas pelo seu negócio, basta como dito anteriormente, analisar quais são as mais interessantes para sua marca e para quem você busca atingir. Não esqueça de começar de forma bem antecipada os planejamentos das comemorações anuais, de modo a evitar contratempos tanto de cunho financeiro quanto de tempo hábil.