Redes Sociais: as mais utilizadas em 2021 e quais as melhores para a sua empresa
A chegada da pandemia mudou a vida das pessoas em diversos aspectos, mudou a forma de trabalhar, de se locomover e, inclusive, de navegar pela internet. Mais tempo em casa fez com que o total de horas diárias navegando aumentasse e também a utilização de redes sociais que ainda não haviam sido tentadas antes. No ranking mundial, o Brasil fica em terceiro lugar entre os países que mais ficam online diariamente.
Da mesma forma, novas redes também surgiram, como por exemplo o TikTok que conquistou muitos fãs pelo mundo, indo de adolescentes à celebridades famosas. O relatório divulgado em julho deste ano foi elaborado pela We Are Social e a Hootsuite e apresenta as principais redes sociais utilizadas no Brasil em 2021:
- Facebook (130 mi)
- YouTube (127 mi)
- WhatsApp (120 mi)
- Instagram (110 mi)
- Facebook Messenger (77 mi)
- LinkedIn (51 mi)
- Pinterest (46 mi)
- Twitter (17 mi)
- TikTok (16 mi)
- Snapchat (8,8 mi)
Mas e agora? Como saber em quais dessas redes a sua empresa deve estar presente? É necessário levar alguns pontos em consideração antes de tomar essa decisão, por isso organizamos alguns itens para que você possa analisar e, enfim, escolher quais serão as melhores para o seu negócio.
Perfil do público: não existem respostas prontas para saber quais redes sociais fazem mais sentido para a sua empresa, se o seu público-alvo não utiliza muito o Facebook, por exemplo, de nada adianta querer investir nele porque se encontra em primeiro lugar. Pesquise onde o seu público está, quais tipos de conteúdo costumam consumir mais e o tom de voz que os atinge melhor.
Perfil da marca: o indicado nas estratégias de marketing é combinar o uso de duas ou mais redes, porém, não tente incorporar canais demais. Cada canal precisa de um tipo diferente de conteúdo e requer a sua parcela de investimento, o que acaba tornando esse tipo de estratégia cansativa e cara, levando a poucos resultados satisfatórios já que na maioria das vezes a qualidade desses conteúdos fica abaixo do ideal, por isso saiba focar.
Tipo de produto/serviço: o que a sua empresa oferece? Analise as características principais do seu produto ou serviço para escolher quais redes podem ajudar de forma extra na sua divulgação. Os canais escolhidos devem estar ligados aos objetivos que se esperam alcançar com a sua estratégia em particular.
Capacidade de investimento: atuar nas redes sociais requer também recursos para investimento e cada uma delas possui seus determinados valores. Existem ferramentas que precisam que você aplique financeiramente, como os impulsionamentos, assim como, para a produção de fotos, vídeos e conteúdos de qualidade. Além de outros meios que vão surgindo, como os influenciadores atualmente.
Dica bônus: conforme for chegando às conclusões das principais redes sociais que você acredita serem as mais indicadas para investir no seu negócio, tente explicar por que e como essas determinadas redes podem ajudar a conquistar suas metas. Caso as respostas não estejam totalmente claras, é melhor não adotar, ainda, o uso dessas redes.