Redes Sociais: tendências para 2022

O ano novo chegou e é hora de pensar em como melhorar nosso conteúdo para maior crescimento e autoridade nas redes sociais.  

Em conjunto com a repórter Darian Symone Harvin, o Instagram preparou um relatório de possíveis tendências para as redes sociais em 2022, conforme o consumo do ano que passou. 

Para saber quais conteúdos farão sucesso, os temas foram analisados através da percepção do público que compõe a Geração Z, já que ela está cada vez mais marcando presença na internet.  Confira:

Tendências de consumo

Temas como a sustentabilidade e o bem-estar do planeta estarão ainda mais em evidência. Em função da pandemia, grande parte das pessoas se tornou ainda mais consciente sobre o lugar onde vive e como suas atitudes podem afetar – positivamente ou não – a vida desse lugar e de todos os que vivem nele. Para isso, 23% dos entrevistados planejam comprar de lojas de segunda mão ou de pequenos estabelecimentos para auxiliar na economia local e 24% pretendem vender seus bens em redes sociais, como nos grupos do Facebook por exemplo, ou em lojas online.

Carreira e Educação

Além de pensar mais no planeta, as pessoas também estão refletindo sobre as suas profissões, muitos estão repensando suas carreiras de forma a voltar a estudar – buscando algo que realmente gosta – ou tornar um hobbie numa possível fonte de renda. Segundo a pesquisa, existe mais interesse em trabalhar com algo que tenha significado pessoal do que receber grandes salários por uma função que não é estimulante.

Presença virtual: da diversão à justiça social

Junto com o isolamento social veio o ócio, fazendo com que as pessoas buscassem meios digitais para se distraírem. E se engana quem pensa que as pessoas usaram o tempo livre somente para jogos ou “memes”, muitos aproveitaram para se engajar mais em causas sociais através de plataformas de abaixo-assinados ou doando pequenas quantias a movimentos cujas causas façam sentido.

Criadores de conteúdo

O poder de ação dos influencers irá persistir em 2022. O relatório informa que mesmo os criadores que não possuem tantos seguidores, mas que têm um público engajado e fiel e estão alinhados com os interesses de quem os seguem, irão continuar modificando opiniões. Você pode ler mais sobre os influencers num artigo específico que escrevemos clicando aqui. 

Comida e bem-estar

Mais tempo em casa gerou uma atenção maior sobre o tema saúde, comer bem virou tema de troca entre as pessoas, estando presente nas conversas através de dicas e novidades. A culinária estrangeira e o veganismo estiveram em alta, e ainda estarão com outros temas que surgiram recentemente, como a mixologia e a gastronomia molecular. A saúde mental também foi um tópico que teve bastante relevância através da grande procura por auxílio psicológico. Por isso outras soluções como meditação guiada, prática de exercícios físicos, atividades criativas e experiências holísticas também serão assunto.

E aí? O que você acha que vai bombar em 2022?

Está preparado para encarar o ano que está começando ?

Conte com a gente!