Qual o papel do líder na comunicação interna da empresa?

Em um período em que se utiliza, cada vez mais, os meios tecnológicos para a comunicação dentro das empresas, o papel do líder da comunicação interna também mudou. Ele precisa engajar seus colaboradores estando aberto de forma real a dialogar com eles, de forma que aproxime as relações hierárquicas e continue inspirando as lideranças colaborativas.

É trabalho do líder manter um ambiente corporativo autêntico e amigável e, para que isso funcione, é necessário compreender a importância que isso tem para quem faz parte dessa vida interna. O colaborador deve perceber que seu papel é significativo. 

Um estudo científico feito pela pesquisadora da Universidade da Flórida, Linjuan Men, ouviu 545 colaboradores nos Estados Unidos e os resultados da pesquisa revelaram o que os eles acreditam sobre essa função do líder:

  1. Uma boa ou má liderança influencia na qualidade da comunicação de todos os setores dentro de uma empresa
  2. A credibilidade desse líder modifica a percepção interna ao redor da imagem da organização
  3. A comunicação que age como via de mão dupla e que acontece de forma sincera e respeitosa entre ambas as partes, cria uma força de trabalho engajada e comprometida com a empresa
  4. O líder que se comunica de forma eficaz pode alcançar uma cultura transformadora, autêntica e participativa

Mesmo em grandes empresas, onde as lideranças se dividem entre departamentos, gerências e assessores, a comunicação interna precisa buscar se relacionar de forma clara e direta para que chegue de forma eficaz em cada integrante das equipes. Para isso, é necessário manter o alinhamento de pensamentos e atitudes desde o início, em todos os caminhos e plataformas.

Para que as mudanças ocorram de forma efetiva dentro da comunicação interna da empresa é necessário que o líder esteja atento em como conhecer de verdade seus colaboradores, elaborando formas de compreender seus potenciais, de maneira que não esteja ciente apenas dos assuntos que envolvem a empresa. Entendendo que seu ofício vai muito além de delegar operações e dar ordens. Também faz parte conectar os colaboradores às suas tarefas, mostrando não só como executar, mas também a finalidade que cada um possui dentro desse processo, que independentemente do tamanho, influencia de forma geral no desempenho da empresa.