A importância do Assessor de Imprensa

Um profissional que busca construir uma relação entre uma marca e canais de informação, gerando mídias espontâneas. 

Ao longo do tempo, a Assessoria de Imprensa passou por várias transformações, a maior delas, com o surgimento das redes sociais – esse ambiente virtual que atrai mais de 1 bilhão de pessoas.

A questão é: com toda essa tecnologia, por que aparecer em jornais, rádios, televisão e portais de notícias diante de um cenário cheio de oportunidades?

O trabalho do assessor vai muito além de um clique, estamos falando em fortalecimento de imagem. Uma publicação nos canais tradicionais de comunicação ajuda na expansão dos negócios e fortalece a credibilidade.

A Assessoria, bem planejada, vai criar uma estratégia alinhada para a conquista de espaços de destaque, buscando gerar mídias espontâneas através de um diálogo sem ruídos entre a marca e os jornalistas.

É função da Assessoria intermediar as relações entre uma empresa, entidade, pessoas e os meios de comunicação.

O papel do jornalista que desempenha essa função é apurar os fatos e construir histórias interessantes sobre os clientes e os produtos oferecidos, fatos que possam interessar aos veículos pela relevância, ineditismo, e criatividade, fazendo com que a empresa vire notícia.

Outra vantagem é que o assessor de imprensa conhece o mercado, os jornalistas formadores de opinião e principalmente o funcionamento de cada veículo de comunicação, o perfil dos programas, horário de fechamento, as equipes e editorias. A partir desse relacionamento, ele consegue mapear o melhor momento para colocar o seu cliente em destaque e ainda virar fonte para futuras reportagens.

O trabalho começa com a construção de um relacionamento baseado em credibilidade e confiança com os clientes e com os meio de comunicação. Uma matéria jornalística que ocupa um espaço que não foi pago, tem muito mais valor e relevância, mostra que a empresa é atrativa e que os produtos e serviços ganharam a confiança dos meio de comunicação.

Esse é o objetivo da Assessoria, fazer com que a empresa apareça de forma espontânea e positiva nos veículos de comunicação aumentando a sua reputação e visibilidade diante da audiência. Um trabalho sério que exige muita pesquisa, dedicação, auxilia no gerenciamento de crise e que vai colocar a empresa no radar de clientes e veículos de comunicação. 

Ficou com dúvida? Entre em contato com a gente!