Comunicação interna: Como motivar e engajar os colaboradores

Comunicados gerais semanais, relembrar momentos marcantes da equipe e adotar uma rede social privada podem fazer a diferença para o time

Uma marca está sempre preocupada em como pode melhorar para atender ao seu público externo. Estuda o comportamento do cliente, faz pesquisas, busca se inteirar de suas vontades e se engaja para atender o máximo de necessidades do seu consumidor final. No entanto, o famoso CX (consumer experience, ou experiência do usuário) está dando lugar ao BX (business experience, ou experiência do seu negócio), ou seja, antes de olhar para fora, as marcas precisam estar atentas ao sistema interno, isto é, a como está o seu time de colaboradores.

A comunciação interna é essencial para manter uma equipe engajada e por dentro do que acontece na empresa na qual trabalham. E lembre-se, para que o consumidor tenha uma experiência incrível, antes, é preciso que o colaborado também tenha, pois ele é a porta de entrada da sua empresa para o cliente. Resumindo: colaborador feliz é ciente satisfeito.

Algumas ações são bem-vindas na hora de trabalhar com a satisfação do funcionário, fazendo com que ele se sinta parte da empresa e se engaje nas ações. Dessa forma, ele se tornará embaixador da sua marca, o que certamente refletirá no seu público.

Manter o time informado sobre o que anda acontecendo é fundamental, portanto, defina um dia da semana para enviar comunicados gerais semanalmente via e-mail, com o resumo do que vai acontecer na empresa. Uma simples ação planejada evitará que sejam enviados vários e-mails ao longo da semana. E para prender a atenção do colaborador, invista na criatividade e deixe o comunicado leve e bem-humorado.

Relembrar momentos marcantes da equipe e adotar uma rede social privada podem fazer a diferença para o time. Aproveitando a onda do #TBT, toda quinta-feira, vale buscar os momentos mais marcantes da empresa e compartilhar com o time, desde premiações, eventos ou festas de fim de ano. E adotar uma mídia privada para o time da empresa é um ótimo recurso como ferramenta e programação de conteúdos de alto engajamento, onde é possível compartilhar mensagens mais descontraídas e com uma linguagem leve para engajar o time e se aproximar mais ainda do ambiente digital.

Homenagens também são uma boa maneira de motivar os funcionários, afinal, todo mundo gosta de saber quanto tempo o colega de equipe faz parte da empresa, não é? Por isso, homenagear os aniversariantes do tempo de casa é uma boa maneira de prestigiar o colaborador. Celebrar os aniversarientes do mês também é bacana, ein?!

Essas são algumas ideias de como manter os colaboradores motivados e por dentro de tudo o que acontece na empresa. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo, por isso, é importante manter um ambiente leve e animado para que o time se sinta unido e se engaje com a marca.