Mais do que conquistar novos clientes, é hora de fidelizar os que já acompanham a marca
Entenda as estratégias de Marketing de Relacionamento, que ajudam a manter a boa relação com os clientes
Conquistar novos clientes é um dos principais objetivos das empresas. Mas você já parou para pensar em fidelizar aqueles que já acompanham a sua marca? Manter e cuidar dos clientes antigos também é essencial para manter o bom relacionamento e garantir que eles sigam com você. E para construir este relacionamento, algumas estratégias são importantes, como participação em eventos, divulgação nas redes sociais, envio de press kits, entre outras.
A marca deve levar em conta que essas estratégias devem ter como objetivo, além de fidelizar os clientes já conquistados pela empresa, gerar promotores da sua marca. E foi para ajudar as empresas neste processo que surgiu o que se chama de Marketing de Relacionamento, cuja ideia é criar e manter um relacionamento próximo entre a empresa e seus clientes por meio de ações que visam a encantar os consumidores da marca e, consequentemente, conquistar a fidelidade deles.
O principal objetivo do Marketing de Relacionamento é para que os clientes acreditem e confiem nas soluções de sua empresa, passando a atuar como defensores da marca, ou seja, recomendando para amigos e conhecidos. O famoso boca a boca é a fonte de informação que tem maior credibilidade.
Outro ponto positivo desta estratégia é que ela pode diminuir custos. Como? Quando se tem um relacionamento próximo com os clientes, é possível colher feedbacks constantes sobre seus produtos e serviços. E, ao corrigir possíveis erros e otimizar processos, a qualidade dos serviços melhora, bem como a percepção de valor da sua marca no mercado.
Para implementar o Marketing de Relacionamento na sua empresa, é preciso levar em conta alguns aspectos, como a cultura organizacional, por exemplo. Antes de colocar o Marketing de Relacionamento em prática, é essencial trabalhar internamente, a fim de que os colaboradores sejam os primeiros defensores da marca. Eles precisam estar cientes de que são responsáveis pelo sucesso dos clientes.
Construir uma estratégia de Marketing de Relacionamento não é tão simples, por isso é importante considerar ajuda de empresas de comunicação especializadas. Nós, da Duda Streb Comunicação, podemos te ajudar com essa tarefa.