Liderança de equipes: motivos pelos quais os colaboradores se demitem

Dependendo das situações a qual é exposto o profissional, mesmo gostando do trabalho, ele decide que é melhor seguir em frente em sua carreira. Motivos pessoais ou de relacionamento com a equipe são exemplos de situações com as quais não há como agir, porém, existem outras que podem ser evitadas.

A perda de um bom profissional resulta em despesas de rescisão e nova contratação, tempo gasto com treinamento e integração do novo colaborador, problemas que a equipe que ficou enfrenta até ser encontrado um novo funcionário e claro, a insegurança de não saber se sua nova aposta dará certo, trazendo produtividade e fazendo a diferença no dia a dia da empresa.

Lolly Daskal, CEO da Lead From Within, escreveu um artigo para o site Inc.com onde listou os principais motivos pelos quais os melhores profissionais escolhem sair de uma empresa, mesmo quando gostam do seu trabalho.

Entre eles foram citados: excesso de hierarquia, acúmulo de trabalho, falta de reconhecimento, estagnação de função, falta de confiança nas atitudes da liderança, valorização do resultado financeiro maior do que ao seu pessoal e visão vaga, quando o colaborador percebe que está exercendo sua função sem nenhum motivo maior e está apenas mantendo “a roda girando”.

As empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que possuem os melhores profissionais atuando dentro delas, por isso é necessário não só conquistar, como também manter esses colaboradores ideais antes que eles sejam cativados por outras empresas.