ASSESSORIA DE IMPRENSA NÃO É PUBLICIDADE !

As atividades ainda geram muitas dúvidas e são confundidas

Ambas trabalham com divulgação de produtos, atividades, profissionais, marcas ou serviços, mas as diferenças são significativas e é muito importante saber identificá–las.

A assessoria de imprensa não trabalha com espaços pagos, apenas com oportunidades gratuitas, de conteúdo editorial. Estar num grande veículo, numa reportagem, é totalmente diferente de pagar por um espaço e colocar um anúncio da empresa.

A assessoria identifica assuntos de interesse coletivo que são sugeridos como pauta para os veículos de comunicação. Conquistar um espaço editorial é sinal de credibilidade e relevância. Quer dizer que o conteúdo faz sentido e é importante para a audiência daquele veículo.

A publicidade também divulga informações sobre o cliente, em forma de anúncios, com foco não no interesse público, mas na venda dos seus produtos e serviços.

Enquanto a assessoria de imprensa não paga para obter a publicação de matérias, os assuntos de interesse do público, no caso da publicidade, é sempre necessário pagar pelo espaço seja em jornal, revista, comercial de TV ou rádio.

Outra diferença é que a assessoria não pode garantir para o cliente que determinada matéria será publicada em determinado espaço. O assessor envia um release ( texto ) para um veículo e a partir daí o jornalista pode publicar o material na íntegra, apenas parte dele, fazer uma nota, ou ainda, realizar uma entrevista com o cliente e publicar uma matéria de destaque. Tudo vai depender do interesse do veículo no assunto sugerido.

Já a publicidade compra um espaço específico e há controle total sobre o conteúdo. O anúncio será publicado exatamente conforme criação da agência e, no espaço comprado pelo cliente.

Para assessoria, mais importante que a quantidade de matérias publicadas é a qualidade do material, os espaços onde é divulgado e o público atingido. Uma equipe de assessores competentes vai desenvolver um planejamento estratégico para construir e  fortalecer a  imagem do cliente e atingir possíveis consumidores por meio dos veículos adequados.

A eficácia do trabalho desenvolvido pela assessoria depende de planejamento, competência, dedicação e confiança.  Alinhado com os objetivos e metas do cliente, os resultados alcançados além de positivos são duradouros contribuindo para o sucesso dos clientes em um mercado cada vez mais competitivo.