Os 5 erros que você ainda comete na comunicação do seu negócio

“Quem não se comunica, se trumbica”. O bordão engraçadinho que ganhou fama na década de 1980 na voz do, vejam só, comunicador Chacrinha podia ser só uma brincadeira, mas diz bastante sobre as dificuldades enfrentadas por quem não valoriza a comunicação. Hoje, não investir na área invariavelmente implica em “se trumbicar”. O tempo todo estamos nos comunicando, seja verbalmente ou por mensagens; seja com o colega da mesa próxima ou com o cliente do outro lado do mundo.

A comunicação pode ser considerada o elemento-chave no sucesso de qualquer empresa, e na era digital ainda é mais importante. Com tanta tecnologia à disposição, as empresas têm a oportunidade de se conectar com seus clientes de maneiras mais rápidas, mais eficientes e mais personalizadas do que nunca, e os clientes esperam que isso aconteça.

Além disso, as empresas também podem usar essas ferramentas para criar conteúdo relevante, como vídeos, gráficos, imagens e muito mais, para ajudar a aumentar o engajamento do cliente. A tecnologia também abriu oportunidades para o marketing de mídia social, permitindo que as empresas aproveitem as redes para aumentar a conscientização da marca, ajudar a conectar-se com seus clientes e promover seus produtos.

Com tantas pontas para dar conta, é normal cometer alguns erros. Por isso, separamos cinco pontos de atenção para evitar e obter mais sucesso na comunicação do seu negócio! Olha só:

1- Não ouvir o feedback do seu público alvo
Grande parte da comunicação de uma empresa é feita pensando nos seus clientes. É importante ouvir o que eles têm a dizer sobre a forma como a sua marca está se comunicando, pois isso ajudará a identificar os pontos fracos e pontos fortes do trabalho que está sendo feito.

2- Não investir em mídias sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com o seu público para manter-se atualizado com as tendências de mercado. Aqui, quando falamos em investir, não significa necessariamente um aporte financeiro, mas sim utilizar das ferramentas disponíveis para divulgar e vender seus produtos.

3- Não criar conteúdo relevante
Dentro desse universo das mídias sociais, é importante criar conteúdo que seja útil e relevante para o seu público. Criar um interesse dos seus seguidores no que você está vendendo é um dos passos fundamentais para crescer.

4- Não se comunicar de forma consistente
Ter uma comunicação consistente com o seu público é essencial para a construção de uma marca forte. Consistência, aqui, implica em frequência e engajamento.

5- Ignorar as tendências de mercado
É importante estar ciente das tendências de mercado e se adaptar às mudanças para manter-se relevante. Estar de olho nas “trends” e no que está bombando nas redes sociais hoje é uma necessidade.

Torna-se mais relevante, portanto, o Marketing de Conteúdo responsável por parte das empresas. A Duda Streb Comunicação possui profissionais especializados para produção de conteúdo, assessoria de imprensa e gestão das redes sociais. Queremos ajudar você e sua empresa a ter uma comunicação nota 10!