A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE E COMO TER IDEIAS CRIATIVAS

A criatividade é a qualidade do ser humano que faz o mundo evoluir. São as ideias dos grandes criativos que fazem a humanidade avançar, crescer, sair do lugar. Ou onde você acha que estaríamos agora se aquele homenzinho pré-histórico não tivesse sido criativo e inventado a roda, por exemplo? Pois bem, ser criativo nem sempre é uma tarefa fácil. Geralmente estamos tão absortos em nossas tarefas do dia a dia que sobra pouco tempo e poucas oportunidades de criar.

Essa dificuldade pode ser um complicador, uma vez que a criatividade é o ponto de partida para inúmeras atividades como empreendedorismo, criação de conteúdo e até mesmo resolução de problemas banais do dia a dia. E é claro que, como dissemos ali em cima, ter ideias criativas pode ser um processo desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a estimular a criatividade. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1- Pratique a observação: muitas vezes, as melhores ideias criativas surgem quando você presta atenção aos detalhes ao seu redor. Fique atento aos padrões, texturas, cores, comportamentos, problemas e oportunidades ao seu redor e use essas informações para gerar novas ideias. Até mesmo largar o celular na carona do Uber para olhar a paisagem, por exemplo, pode ajudar.

2- Tire um tempo para ler livros, assistir a filmes, conversar com outras pessoas e explorar novas atividades. Aquela nova série que todo mundo está comentando ou o último lançamento no cinema podem conter verdadeiros “insights” para o seu próximo projeto. Isso ajuda a expandir sua visão do mundo e a ver as coisas de forma diferente.

3- Faça brainstorming. O brainstorming é uma técnica de pensamento em grupo que envolve gerar várias ideias sem crítica ou julgamento. Você pode praticar o brainstorming sozinho ou com outras pessoas, escrevendo todas as ideias que vierem à mente sem julgá-las. Depois de ter uma lista de ideias, você pode analisá-las e escolher as que parecem mais viáveis.

4- Descanse e relaxe: às vezes, as melhores ideias surgem quando você não está tentando gerá-las. O escritor e sociólogo italiano Domenico De Masi escreveu “O ócio criativo”, justamente para provar que o “fazer nada” pode ser um fator que estimula a criatividade pessoal. Tire um tempo para descansar e relaxar, permitindo que sua mente vagueie livremente. Muitas vezes, é quando estamos distraídos, que as ideias mais criativas surgem.

5- Escreva as suas ideias em um diário ou em um bloco de notas. Isso ajuda a preservar as suas ideias e também ajuda a ver como elas se conectam. O cérebro tem um espaço limitado para armazenar informações e ideias, e o papel pode ser um bom “anexo” para guardá-las.

Lembre-se de que a criatividade é um processo e nem todas as ideias serão excelentes. No entanto, quanto mais você pratica e experimenta, mais fácil será gerar ideias criativas.