VOCÊ SABE O QUE É ENGAJAMENTO?

Essa palavra certamente você já ouviu recentemente. Engajar significa “abraçar” uma ideia, um posicionamento ou, a forma na qual é mais utilizada atualmente, uma marca ou empresa.

Em geral, o engajamento do consumidor pode ser medido em quatro níveis:

1- Envolvimento: despertar o interesse do indivíduo em relação a um objeto ou serviço, apresentando seus valores e como eles são uma solução para algum problema.

2- Interação: abrange diferentes formas de interação entre o consumidor e a marca, como comentários, likes e compartilhamentos nas redes sociais e blogs, além de pedidos de informação sobre produtos e serviços.

3-Intimidade: o consumidor estabelece uma conexão harmoniosa e empática com a marca. Ela pode ser medida em pesquisas de opinião e depoimentos nas redes sociais.

4- Influência: o cliente passará a recomendar a marca para amigos e familiares.

Por conta disso, empresas e profissionais veem nas redes sociais uma maneira eficaz de buscá-lo. Nessas plataformas, o engajamento ocorre quando um usuário realiza ativamente uma ação com um conteúdo. Essa ação pode ser um clique, um comentário e até uma curtida, entre outras. São consideradas mais relevantes as ações que informam ao algoritmo que o usuário tem interesse naquele conteúdo.

Esse é o motivo pelo qual visualizações não costumam contar como engajamento. Quando você está lá rolando a timeline do Instagram, por exemplo, passa por muitas postagens em questão de segundos. A plataforma, porém, só considera que você engajou com um post quando clicou para expandir o texto, comentou, salvou para ver depois, compartilhou nos seus Stories, enviou para alguém ou, ao menos, deixou uma curtida.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO
Um posicionamento, seja ele social ou comercial, que não reverbera com outras pessoas, acaba se perdendo. Assim, se você ou sua marca ficarem falando sozinhos, não atingirão seus objetivos — seja ele causar mudança social, obter retorno financeiro ou divulgação e marketing.

Buscar o engajamento é importante para que seus posicionamentos sejam assimilados. Isso não significa correr atrás de likes e comentários a todo custo. A melhor estratégia de engajamento é construir uma rede de pessoas envolvidas com a sua marca, como uma verdadeira comunidade!